Conselhos Temáticos

Os Conselhos de Cidadãos e os Conselhos Temáticos são as unidades de execução das frentes de ação. Para explicar como estes funcionam é preciso traçar a diferença entre os dois tipos.

Os Conselhos de Cidadãos atuam no campo do combate à corrupção, por meio da frente de ação “Demanda Cidadã”, e todos os participantes de cada unidade devem residir na mesma localidade ou em localidade próxima, cuja distância permita a participação nas reuniões presenciais. Uma mesma cidade poderá ter vários Conselhos de Cidadãos, mas cada pessoa poderá participar apenas de uma dessas unidades.

Os Conselhos Temáticos tratam de outros temas, como, por exemplo, campanhas para doação de sangue e medula, defesa do consumidor, orientação profissional, estímulo à leitura, aperfeiçoamento da qualidade da educação, assim como qualquer outra causa ou tema ligado à cidadania e aprovado pelos órgãos de gestão. Pessoas residentes em locais diferentes podem participar de um mesmo Conselho Temático, uma vez que a reunião somente é necessariamente presencial entre os que residam na mesma localidade, cabendo aos demais a utilização de meios eletrônicos que permitam o acompanhamento dos trabalhos. Uma mesma pessoa pode participar de um Conselho de Cidadãos e de vários Conselhos Temáticos, desde que tenha identificação com o tema de cada um deles. Para participar dos Conselhos temáticos não é necessário participar de um dos Conselhos de Cidadãos.