Cidadania Cruzada

O que é ?

É muito comum que o cidadão, especialmente em cidades menores, evite agir em relação a casos de que têm conhecimento, temendo represálias para si ou familiares. Não se trata de temer agressões ou ameaças, mas especialmente repercussões em suas relações pessoais. A atividade política em comunidades menores tem peculiaridades desconhecidas de quem vive nos grandes centros.

Até mesmo em cidades grandes as pessoas evitam agir no que se refere à fiscalização dos atos de autoridades. Elas presumem a possibilidade de alguma consequência contra si, ou até mesmo que uma postura corporativista de pessoas ligadas de alguma forma à autoridade fiscalizada.

Para evitar que esse pensamento intimide o cidadão quando ele pretenda agir, organizaremos grupos que fiscalizarão, de forma recíproca, órgãos, autoridades e entidades sediadas em outras cidades. Isso afastará a natural preocupação, deixando as pessoas livres para pedir informações, encaminhar documentos a autoridades responsáveis pelo controle, propor ações, quando cabíveis etc.

O critério da reciprocidade garantirá o empenho dos grupos que assumirem o compromisso.

Você já decidiu transformar a indignação em ação, ou pretende fazer isso?