Conselhos Temáticos

Os Conselhos de Cidadãos e os Conselhos Temáticos são as unidades de execução das frentes de ação. Para explicar como estes funcionam é preciso traçar a diferença entre os dois tipos.

Os Conselhos de Cidadãos atuam no campo do combate à corrupção, executando as atividades planejadas e coordenadas pela Frente Cidadã de Combate à Corrupção (FCCC), e todos os participantes de cada unidade devem residir na mesma localidade ou em localidades próximas, cuja distância permita a participação nas reuniões presenciais, quando for possível realizá-las. Uma mesma cidade poderá ter vários Conselhos de Cidadãos, mas cada pessoa poderá participar apenas de uma dessas unidades.

Os Conselhos Temáticos tratam de outros temas, que não se relacionem diretamente com o combate à corrupção, como, por exemplo, movimentos em defesa de causas ambientais, campanhas para doação de sangue e medula, defesa do consumidor, orientação profissional, estímulo à leitura, aperfeiçoamento da qualidade da educação, bem assim qualquer outra causa ou tema ligado à cidadania e aprovado pelos órgãos de gestão.

Pessoas residentes em locais diferentes podem participar de um mesmo Conselho Temático, uma vez que a reunião somente é necessariamente presencial entre os que residam na mesma localidade, cabendo aos demais a utilização de meios eletrônicos que permitam o acompanhamento dos trabalhos. Uma mesma pessoa pode participar de um Conselho de Cidadãos e de vários Conselhos Temáticos, desde que tenha identificação com o tema de cada um deles. Para participar dos Conselhos temáticos não é necessário participar de um dos Conselhos de Cidadãos.

O Conselho de Cidadãos se dispõe a colaborar com qualquer grupo organizado em torno de uma causa importante para a sociedade, dando orientações e suporte, e divulgando suas atividades para agregar novos voluntários. Para isso, basta entrar em contato conosco clicando aqui.